
O colapso do sistema de transporte coletivo em Feira é uma das faces mais visíveis da tragédia que nossa cidade vive. Desde as negociatas com a máfia do Sincol, passando pela péssima implementação do SIT até a atual farsa do BRT, o grupo mafioso do ex-prefeito José Ronaldo transformou o transporte de Feira em um sistema inviável, arruinado e falido.
As estações fantasmas do BRT espalhadas pelas avenidas Getúlio Vargas e João Durval são uma grande vergonha para qualquer feirense e representam bem a incompetência e a inépcia das gestões de José Ronaldo e Colbert Martins Filho.
A obra original do BRT foi aprovada no PAC II em 2012 dentro do Programa Pró-Transporte para Mobilidade em Médias Cidades, durante a gestão de Tarcízio Pimenta, para um sistema que cortaria a cidade no sentido norte-sul a partir do Tomba por um corredor na João Durval, custando mais de R$ 90 milhões.
O projeto foi modificado pela gestão de José Ronaldo em 2013 para incluir as trincheiras, com um inquérito aberto pelo MPF e MP-BA pela falta de um Plano Diretor, de um Plano de Mobilidade e de diálogo com a sociedade. Mesmo assim, uma licitação foi realizada em 2015 e a prefeitura prometia resolver magicamente os problemas crônicos do transporte, além de implantar ciclofaixas e bicicletários. Em meados de 2015 a obra foi suspensa por uma Ação Civil Pública por conta dos desvios de finalidade, mas logo a liminar foi derrubada.
Em agosto de 2015, o Movimento Unificado contra o BRT iniciou a ocupação que durou 2 meses e paralisou as obras no cruzamento da Maria Quitéria, conseguindo evitar que centenas de árvores fossem arrancadas e todo o canteiro da Getúlio Vargas fosse destruído. A ocupação foi invadida por capangas da prefeitura e pela Guarda Municipal, com o projeto que havia sido novamente suspenso pelo Ministério das Cidades sendo mais uma vez retomado, após novas manobras judiciais de José Ronaldo.
O BRT que não existe e é tecnicamente uma farsa, mas que já consumiu muito mais que 100 milhões do orçamento municipal, com estações fantasmas e trincheiras desnecessárias, teve recentemente uma 2ª etapa anunciada por Colbert, dando continuidade à vergonha do BRT de mentira de José Ronaldo.
instagram.com/plataformachicopinto
plataformachicopinto.org
